sábado, 4 de janeiro de 2014

Cachoeiras Parque Nacional Itatiaia-RJ

As mais belas Cachoeiras do Rio de Janeiro


Diário de bordo 1º Dia
Data da Viagem 21/12/13


O Parque Nacional do Itatiaia está localizado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, próximo ao estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira.

Na região Sul Fluminense, também conhecida como Região das Agulhas Negras, o Parque Nacional do Itatiaia (PNI) abrange municípios de Itatiaia e Resende. Já no sul de Minas Gerais, abrange parte dos municípios de Itamonte e Bocaina de Minas.

E está dividido em duas Partes: 

Parte baixa (Sede do Parque)

Saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo, o visitante deve seguir pela Rodovia Presidente Dutra (BR 116) até a cidade de Itatiaia, na altura do km 318. A viagem dura aproximadamente 2h 30min vindo do Rio de Janeiro e 3 horas saindo de São Paulo.
Parte alta (Acesso aos Principais Picos)
Saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo, o visitante deve seguir pela Rodovia Presidente Dutra (BR 116) até o povoado de Engenheiro Passos, 12 Km depois de Itatiaia. E seguir pela BR 354, na estrada Rio-Caxambú (Circuito da Águas) por 23 Km, até o local conhecido como Garganta do Registro, a 1.669 metros de altitude. A partir daí começa a subida de 14 km até o Posto Marcão (antigo Posto 3) e mais 3 km até o Abrigo Rebouças.
No dia 21 acabamos meio que por acaso conhecendo a parte baixa, foi meio que por acaso porque nosso plano inicial era de ir direto para a parte alta onde iniciaríamos a escalada ao pico das agulhas negras e também acamparíamos para no dia seguinte fazer o acesso ao pico do maciço das prateleiras. 
Em fim, como já estávamos na parte baixa aproveitamos para conhecer as cachoeiras que são deslumbrantes!! 
Preço da entrada ao Parque
Logo na entrada do parque pagamos a taxa de R$18,75 por pessoa, que te dá o direito a visitar o parque no final de semana (Sábado + Domingo) conhecer todas as cachoeiras, trilhas de observação e um mapa do parque com as principais cachoeiras e trilhas... 
Guia para parte Baixa do Parque
Não vimos necessidade de Guia na parte baixa do parque visto que as trilhas para as cachoeiras são trilhas batidas e com muita identificação de placas e sem contar que as trilhas não são mais que 10 minutos de caminhada. 
Mas se surgir alguma dúvida, tem os funcionários do parque estão sempre pronto a esclarecer as dúvidas de como chegar em cada cachoeira. 
Roteiro do Dia
Inciamos subindo até o ponto de encontro próximo da cachoeira do Maromba. 

E desta ponte já da pra ter uma pequena noção da água que vem das cachoeiras la de cima. 
A partir deste ponto tivemos acesso as mais bonitas cachoeiras do parque.. 
Primeiro fomos até a Cachoeira Itaporani Trilha nível Fácil. 

Cachoeira Itaporani
Depois de um mergulho nessa água geladíssima partimos para a segunda cachoeira, que na minha opinião a melhor do dia!! 
Em fim rumo a cachoeira Véu da Noiva Trilha Nível Fácil. 


Caminho para Cachoeira Véu da Noiva

Vista para Cachoeira Véu da Noiva
Depois dos 15 minutos de caminhada chegamos a cachoeira mais top do Parque Nacional. 


Cachoeira Véu da Noiva
Depois de aproveitar a melhor das cachoeiras, voltamos para ir na Cachoeira do Maromba, que fica ao lado do estacionamento. Mas antes de chegar ao estacionamento passamos por uma pequena cachoeira que não está muito bem identificada, mas é bem fácil de encontrar visto que está no caminho próximo a uma pequena ponte de madeira..

Finalmente chegamos no estacionamento e já descemos para a Cachoeira do Maromba. E logo na chegada a vista é surpreendente...

Entrada para cachoeira do Maromba




Embora o dia não estivesse tão bom para nadar, visto que estava muuuito frio, mas é impossível ver tamanha beleza natural e não entrar nesta água maravilhosamente gelada!!
Em fim partimos para a ultima atração do dia, O Lago Azul 
O lago azul está localizado próximo ao centro de visitantes. 




Embora a água não seja tão azul quanto mostra na foto, mas o lago é bem bonito e se olhar com um pouco de atenção até que da pra ver um pouco do azul que da nome ao lago. 




Cachoeira do lago Azul
E por volta das 17:00 finalizamos nosso passeio na parte baixa do Parque Nacional, agora é procurar uma pousada e descansar para no dia seguinte enfrentar a escalada ao pico das Prateleiras na Parte Alta do Parque. 

Onde Ficar Hospedado?
Depois de muito procurar e pesquisar preços, resolvemos fica na Pousada C&S onde pagamos o valor de R$110,00 no quarto Triplo.
A Pousada C&S esta localizada na avenida principal que leva ao Parque Nacional, ao lado da Lanchonete que leva o mesmo nome da Pousada.


Pousada C&S

Bom, agora é descansar que no dia seguinte tem mais aventura em um dos picos mais bonitos do estado de SP, o Maciço das Prateleiras. Para continuar lendo a próxima aventura click aqui!!